08/11/2023 às 07:49 Relações Internacionais

Em audiência pública, DNIT apresenta obra da nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco, no Uruguai.

15
3min de leitura

Ao final de outubro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaguarão um encontro que reuniu autoridades do Brasil e do Uruguai.

A Audiência Pública do Grupo de Trabalho de Integração Fronteiriço, presidida pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), marcou um importante passo rumo à construção da tão esperada segunda ponte binacional que ligará Jaguarão e Rio Branco, no Uruguai, uma demanda histórica e que promete impulsionar a integração entre as duas nações e fortalecer o Mercosul.

A audiência contou com a participação de diversas autoridades, incluindo os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi, coordenador da audiência pública, Pepe Vargas e Jeferson Fernandes, o deputado federal Alexandre Lindermeyer, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, o prefeito de Jaguarão, Rogerio Cruz, o intendente municipal de Rio Branco, Cristian Morel, a Cônsul do Uruguai no Brasil, Liselot Sarli, a deputada federal uruguaia Zulimar Ferreira, além de vereadores, secretários municipais, entidades da sociedade civil organizada, sindicatos e instituições de ensino.

Mainardi destacou a importância de um Governo Federal comprometido com a região e com o fortalecimento do Mercosul. “Foi muito importante esta audiência com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias. Com certeza, essa é uma das obras mais importantes para a integração entre os dois países. Uma iniciativa do presidente Lula, que é um presidente realizador”, afirmou.

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer associou os investimentos federais a um novo momento histórico, principalmente com a retomada de obras históricas para a região, que, segundo ele, ficou muito tempo esquecida. “Neste ano, o governo federal já está executando quase quatro vezes mais recursos do que no ano passado”, comemorou.

Em janeiro, a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão foi pauta de reunião entre o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. O encontro em Montevidéu teve o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre os países latinoamericanos.

O deputado estadual Jeferson Fernandes destacou o simbolismo da construção de de uma ponte. “Estamos vivendo um momento de integração, mas esse momento deveria ser sempre. Quem faz discurso contra o Mercosul, está muito atrasado na história. As fronteiras já tiveram o seu momento de guerra, mas hoje são sinônimos de união. Para isso, nada melhor do que construir pontes, em todos os sentidos”, comentou.

Já Pepe Vargas, atribuiu ao presidente Lula a atenção dada à relação com os países vizinhos. O deputado também comemorou que esse projeto, enfim, ganha materialidade com o anúncio do edital. “É uma ponte já esperada há quatro décadas, que já ensaiou um início há alguns anos, mas que agora retoma como um projeto factível, real”, destacou.

O ponto central da audiência foi a apresentação do projeto de Licitação para Contratação da execução da Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Jaguarão e seus acessos, que deverá ser lançado no dia 31 deste mês, marcando o início do processo de contratação da empresa que ficará encarregada pelas obras.

De acordo com o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro, a partir da definição da empresa responsável, o prazo deverá ser de um ano para a elaboração dos projetos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), seguido por mais três anos para a execução da obra.

A nova ponte sob o Rio Jaguarão, na BR-116/RS, está projetada para ter uma extensão de 419 metros, sendo que somada aos novos trechos de acesso, totalizará 19,5 km de rodovia a serem construídos. O investimento global estimado é de aproximadamente R$ 500 milhões, o que também deverá gerar cerca de 400 empregos diretos na região.

Fonte: Diário da Manhã

08 Nov 2023

Em audiência pública, DNIT apresenta obra da nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco, no Uruguai.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

comércio exterior infraestrutura Jaguarão obra relações internacionais Rio Branco Uruguai

Quem viu também curtiu

11 de Ago de 2023

Vai a promulgação acordo Brasil-Uruguai para fim de dupla tributação sobre renda

13 de Jan de 2024

Com novidades entre modais, turismo e comércio Brasil-Uruguai serão ampliados

11 de Mar de 2024

Abertura de novos mercados registra mais um recorde em 2024 e impulsiona agronegócio brasileiro

Olá, bem vindo! Como a Mauá pode ajudar você? Sinta-se à vontade para conversar conosco pelo WhatsApp.
Logo do Whatsapp